|
|
---|
Rússia na era híbrida
País apresenta seus três primeiros modelos híbridos
Com a expansão de mercados emergentes de países como China, Índia e Brasil, que têm visto sua indústria automotiva cada vez mais fortalecida, a Rússia não quer ficar para trás. Para isso, o maior país em extensão terrotorial do mundo acaba de mostrar seus primeiros veículos híbridos. Estes modelos foram possíveis graças a investimentos do empresário Mikhail Prokhorov, o mesmo que recentemente comrpou os Nets, equipe de basquete americana de Nova Jersey.
A nova "família russa" de modelos híbridos é formada por um monovolume chamado Ë-microvan, um esportivo compacto denominado Ë-cross-coupé e um veículo de carga designado como Ë-fourgon. Os projetos com linhas modernas têm preços acessíveis. Cada um custa o equivalente a 15 mil dólares. A título de comparação o Toyota Prius parte de US$ 22,8 mil nos Estados Unidos.
Para a prosução destes modelos o empresário vai investir mais 197 milhões de dólares em uma unidade fabril capaz de produzir um total de 10 mil unidades/ano. Ainda não foram divulgadas informações mecânicas do modelo e nem se eles serão exportados para outros países.